ANBP
ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE
BOMBEIROS PROFISSIONAIS
SNBP
SINDICATO NACIONAL DE
BOMBEIROS PROFISSIONAIS
Partilhar na Rede:
Zé Baril: Mestre da Proteção Civil
  Ações no âmbito do Zé Baril
ANBP realiza ações de formação nas escolas.
ANBPrealiza ações de formação nas escolas.
ANBP realiza ações de formação nas escolas.

Desde de 1998 que a Associação Nacional de Bombeiros Profissionais - ANBP realiza ações de formação no âmbito da prevenção e segurança nas Escolas, em Quartéis dos Bombeiros e em espaços públicos e privados espalhados por todo o país.

Estas ações de formação dirigidas, em particular, ao público infanto-juvenil integram o Projeto da ANBP designado por ZÉ BARIL - Mestre em Protecção Civil - SEGURANÇA VIVA, ESCOLA ACTIVA - Formação em Segurança nas Escolas.

 

A Segurança na Escola assume uma importância crucial e crescente enquanto tema de formação e enquanto complemento da lacuna de cidadania que urge colmatar. Quando falamos de alunos, não podemos esquecer que eles serão, em situação ideal, os transmissores para o seu agregado familiar. É, portanto, neste contexto, que a ANBP se esforça por organizar iniciativas com uma vertente pedagógica constante e alicerçada num propósito que consiste na consciencialização no que concerne a conceitos, tais como, risco, prevenção, segurança, proteção, com o intuito de transmitir cuidados essenciais perante potenciais situações de risco e, em última instância, incitar à adoção de comportamentos redutores do risco.

Este pressuposto que alicerça toda atividade integrante do Projeto ZÉ BARIL - Mestre em Protecção Civil - SEGURANÇA VIVA, ESCOLA ACTIVA - Formação em Segurança nas Escolas encontra-se, pois, alinhado com o facto de a ANBP acreditar não dever esperar-se que a Entidade Estado tenha de ser o motor de arranque de ações, nas quais a elevada participação cívica e um pleno exercício de cidadania apresentam-se enquanto catalisadores da sua concretização.

 

CONCEITOS ABORDADOS NAS AÇÕES

O principal objetivo consiste na apresentação simples, mas detalhada, de algumas noções básicas no campo da segurança, abordando, por isso, conceitos basilares de uma cultura de segurança que tarda em assumir-se enquanto fator de educação e cultura e que pode, de algum modo, contribuir para a compreensão da negra realidade das estatísticas de acidentes em Portugal, quer eles sejam domésticos, rodoviários, de trabalho ou, ainda, naturais.

 

METODOLOGIA DAS AÇÕES

As sessões são enquadradas no plano de atividades das escolas e decorrerão sempre no período da manhã e/ ou período da tarde dos dias acordados entre a ANBP e a instituição escolar.

Depois das sessões prevê-se, pelo menos, uma sessão pedagógica coordenada pelos professores e outra sessão técnica coordenada pelo responsável da ANBP, cujo objetivo será a correção de situações detetadas no período temporal decorrente entre as sessões, implementação de outras metodologias com vista à melhoria das ações seguintes.




 

 

  Através da figura do Zé Baril, a ANBP criou um conjunto de folhetos informativos e desenvolveu um jogo interativo para os mais novos.

No âmbito das ações de formação desenvolvidas pela ANBP para a comunidade escolar, com o Projeto ZÉ BARIL - Mestre em Protecção Civil - SEGURANÇA VIVA, ESCOLA ACTIVA - Formação em Segurança nas Escolas, foram criados diversos folhetos explicativos.

Foi também criado um jogo interactivo para os mais novos, onde os mais novos aprendem algumas regras básicas de segurança.

 

Para mais informações contactar:

Telefone:214 982 080

Email: anbombeirosp@mail.telepac.pt

 

 

Folhetos informativos do Projeto Zé Baril:

 

Zé Baril e a Escola

Zé Baril e a Floresta

Zé Baril e o Gás

Zé Baril e a Prevenção Rodoviária

Zé Baril e os Sismos

Folhetos postais do Zé Baril

Zé Bombeiro